A origem do nome da banda

O nome Rammstein foi escolhido por causa de um desastre entre aviões, na base aéria da cidade de Ramstein, na Alemanha, onde morreram mais de 80 pessoas. A banda optou por acrescentar mais um “m” ao nome da cidade, e assim ficou o nome da banda. A canção “Rammstein” fala sobre este acidente.

É seguro assistir a um concerto de Rammstein?

Totalmente seguro. Apesar do enorme arsenal pirotécnico que a banda apresenta em palco, esta está rodeada de uma equipa extremamente profissional de pirotécnicos que garantem a segurança tanto dos espectadores como dos elementos da banda.

Os membros da banda são Nazis?

Não, nenhum membro da banda é Nazi. Apesar da imagem dura, marcial, teutónica e da forma como o vocalista Till Lindemann pronúncia a letra “R” que segundo alguns críticos se assemelha à de Adolf Hitler, os membros da banda repudiaram sempre qualquer ligação à Extrema-Direita e à ideologia Nazi.

Embora a banda nunca tenha confirmado, a insistência da em imprensa associar os membros à ideologia Nazi terá influenciado os Rammstein a responder e a afirmarem-se na canção “Links 234”, em que é possível ouvir Till Lindemann a cantar «Sie wollen mein Herz am rechten Fleck//doch seh ich dann nach unten weg//da schlägt es links» que em português significa «Eles querem o meu coração no lado direito//Mas se eu olhar para baixo//Ele bate à esquerda».

A banda é satânica?

Não se sabe muito acerca das crenças religiosas ou ausência delas de cada um dos membros. Várias histórias não confirmadas, apontam para que os membros foram criados no seio de famílias cristãs e que celebram tanto o Natal como a Páscoa.

O que significa «Du Hast»?

«Du Hast» significa «Tu Tens» e não «Tu Odeias» como é possível ouvir na versão inglesa da música. Para que a tradução directa fosse «Tu Odeias» a palavra “hast” teria que ter mais um “S” e ficar «Du Hasst”.

Os Rammstein foram presos nos Estados Unidos?

Depois da simulação de sexo explícito durante a música “Bück Dich” em Worcester no estado de Massachusetts em 1998, Till Lindemann e Christian “Flake” Lorenz foram acusados de indecência e multados em 25 dólares, acabando por passar a noite na prisão.

Os elementos da banda praticaram sexo na gravação do vídeo “Pussy”?

Não. Os orgãos sexuais exibidos na versão não censurada, são de actores pornográficos profissionais.

O vocalista e teclista praticam sexo em palco durante a canção “Bück Dich”? O líquido atirado para o público é sémen?

Tanto o vocalista Till Lindemann e o teclista Christian “Flake” Lorenz limitam-se a simular a prática de sexo anal, sem que haja qualquer penetração. Segundo Flake, o líquido que é lançado pelo pénis artificial de Till Lindemann é apenas a mistura de Pernod (um licor francês) e água.

Porque é que na canção “Links 234”, o vocalista Till Lindemann canta «zwo» em vez de «zwei»?

Isto acontece por duas razões, na Alemanha é comum dizer-se “zwo” em vez de “zwei” (dois), quando o número seguinte é “drei” (três) para evitar confusão já que a pronúncia é idêntica, por outro lado, os militares alemães dizem “zwo” em vez de “zwei”, o que foi aproveitado pela banda para intensificar o carácter militar em que a canção se reveste.

O que são os Emigrate?

São uma banda criada por Richard Kruspe em 2005 após o fim da digressão para o álbum “Reise, Reise”. Para além de guitarrista é também o vocalista da banda e faz-se acompanhar por Olsen Involtini na guitarra ritmo, Arnaud Giroux no baixo, Henka Johansson dos Clawfinger na bateria e Joe Letz dos Combichrist também na bateria.

Canção “Intro” da “Mutter Tour”

A canção no início da Mutter Tour é uma canção instrumental chamada “5/4” (também conhecida como “Fünf Viertel”) interpretada pelos Rammstein, disponível no single “Mutter”.

Canção “Intro” do DVD/album “Völkerball”

A canção no início do DVD/album “Völkerball” (que tambem foi o “Intro” de toda a “Reise Reise Tour”) chama-se “Sigur Rós”, interpretada pela banda Islandesa Sigur Rós.

Canção “Outro” do DVD/album “Völkerball”

A canção no fim do DVD/album “Völkerball” (que tambem foi a canção “Outro” de toda a “Reise Reise Tour”) é uma cover da canção “Engel”, interpretada por Scala & Kolacny Brothers.

Canção “Outro” do DVD/album “Live aus Berlin”

A canção no fim do DVD/album “Live aus Berlin” (que tambem chegou a ser canção “Outro” na Mutter Tour) chama-se “Was hast du mit meinem Herz getan?”, interpretada por Nicolas Lens e Claron McFadden.

Covers feitas pelos Rammstein

Rammstein já fizeram cover de três canções: “Das Modell” (original de Kraftwerk), “Stripped” (Original de Depeche Mode) e “Pet Sematary” (Original de Ramones).

Que canção é:

  • – “Biest”?

    Pouco se sabe acerca desta música, apenas que foi tocada nos primeiros concertos da banda e que nenhum do contéudo presente nas letras foi aproveitado em músicas futuras.

  • – “Jeder Lacht”?

    Apesar de nunca ter sido lançada oficialmente, esta foi tocada em alguns dos primeiros concertos da banda e parte da sua letra foi aproveitada para a música “Adios”.

  • – “Schwarzes Glas”?

  • É uma canção maquete que os Rammstein nunca lançaram oficialmente tendo sido oferecida aos membros do clube de fãs alemão da banda.

  • – “Feuerräder”?

    Tocada em poucas ocasiões, esta foi lançada oficialmente no single especial “Engel Fan-Edition” de 1997.

  • – “Wilder Wein”?

    À semelhança da música “Feuerräder”, foi lançada no single especial “Engel Fan-Edition” e está presente no CD/DVD “Live aus Berlin”.

  • – “Eisenmann”?

  • É uma canção maquete nunca lançada oficialmente e que supostamente faz parte das demos da era “Reise, Reise”/”Rosenrot”.

  • – “Helden”?

    É uma cover da música Heroes de David Bowie, cantada por Till Lindemann e tocada pelos finlandeses Apocalyptica.

  • – “Pet Sematary”?

    É uma cover apenas tocada ao vivo da banda Ramones, com Flake a cantar. Serviu de música final em muitos concertos da Mutter Tour. Esta canção pode ser ouvida no single “Ich Will”, onde tambem canta o vocalista dos Clawfinger.

  • – “Schtiel”?

  • É uma cover de uma banda russa chamada Aria, feita por Till Lindemann e Richard Kruspe. Foi gravada especialmente para o evento Harley Davidson’s 100th anniversary em Moscovo. A canção só foi lançada como single limitado em Moscovo.

  • – “Wut will nicht sterben”?

    Esta música é tocada e cantada pela banda alemã Die Puhdys e que tem como vocalista convidado Till Lindemann.

Participações especiais

Nas canções “Engel” e “Nebel”, houve a participação da cantora alemã Bobo. Nas canções “Sonne” e “Halleluja”, a voz femenina é uma amostra de voz concedida por ‘Symphony of Voices.’ Na canção “Spieluhr”, houve a participação de Khira Li Lindemann. Na canção “Moskau”, houve a participação da cantora russa Viktoria Fersh. Na canção “Stirb Nicht Vor Mir // Don’t Die Before I Do”, houve a participação da cantora escocesa e vocalista da banda Texas, Sharleen Spiteri.

Quem é Khira Li Lindemann?

Khira Li Lindemann é filha de Richard Kruspe e é fruto de uma relação com a ex-mulher de Till Lindemann. Khira ficou com o apelido da mãe, que é Lindemann e não Kruspe, visto que nunca se casaram. Khira Li Lindemann participa na canção “Spieluhr” e pode ser vista no DVD “Live aus Berlin” durante a canção “Tier”.

O que é o 110393 Rammstein?

110393 Rammstein é um asteróide (oficialmente um micro-planeta) cujo nome foi-lhe dado em homenagem à banda Rammstein. Foi descoberto por Jean-Claude Merlin.

O Minor Planet Center (MPC), que é responsável pela designação de micro-corpos no Sistema Solar, anunciou oficialmente o nome do micro-planeta no dia 23 de Fevereiro de 2006.