Os efeitos ao vivo que os Rammstein usam durante os concertos são, muito provavelmente, aquilo que destaca esta banda de muitas outras. A teatricalidade e a pirótecnia estão sempre presentes nos concertos desta banda. Nesta secção encontra-se uma lista de vários efeitos usados pelos Rammstein durante os seus espectáculos. Alguns destes efeitos já deixaram de ser usados, quer por terem sido substituídos por outros mais elaborados, quer por a banda ter deixado de tocar a música à qual estavam associados.

Chamas

Os efeitos mais recorrentes nos espectáculos dos Rammstein são vários tipos de chamas provenientes de vários locais do palco. Normalmente as chamas são emitadas a partir do chão do cenário, ultrapassando 2 metros de comprimento. Canções como “Wollt Ihr Das Bett In Flammen Sehen?”, “Sonne”, “Waidmanns Heil” e “Du Hast” são habitualmente acompanhadas por este tipo de chamas. A partir da Liebe ist für alle da tour, a banda adoptou também chamas provenientes da parte superior do palco.

Explosões

Os Rammstein recorrem também a várias explosões em vários momentos dos seus espectáculos ao vivo. Um desses momentos mais recorrentes acontece no fim da canção “Feuer Frei!”, quando se dão duas grandes explosões ao mesmo tempo que Till Lindemann grita “Bang Bang!”.

Durante a Liebe ist für alle da tour, os Rammstein recorreram a várias explosões nos momentos finais dos seus concertos, criando a ilusão de que o palco se estaria a destruir.

Lança-Chamas

Aparelho usado em várias ocasiões durante os espectáculos da banda. Inicialmente era usado regularmente por Till Lindemann no final da canção “Wollt Ihr Das Bett In Flammen Sehen?”, mas a partir da Reise, Reise tour passou a ser usado durante a canção “Mein Teil”. Em algumas ocasiões foi também usado durante outras canções como “Links 2-3-4” e “Du Hast”.

Teclado em chamas

Teclado em chamas

Na introdução à canção “Bück Dich”, Richard Kruspe entretém o público com um teclado em chamas que emite um som electrónico idêntico a um “Wow!”, incentivando a audiência a responder com a mesma elocução.

No início da Made in Germany 1995-2011 tour as chamas foram postas de parte. No último ano da mesma digressão, a banda congeminou outra introdução para esta música (descrita em baixo).

Guitarras Lança-Chamas

Nova introdução à canção “Bück Dich” realizada no ano de 2013, ainda no contexto da Made in Germany 1995-2011 tour. Consiste do uso de guitarras capazes de cuspir chamas, lançadas ao ritmo do instrumental da canção “Rammstein”. De notar que “Rammstein” nunca chega a ser tocada integralmente pela banda nem cantada por Till Lindemann.

Microfone em Chamas

No final da canção “Asche zu Asche”, Paul Landers e Richard Kruspe acompanham o refrão com os seus microfones envoltos em chamas.

Este é um dos efeitos pirótécnicos mais antigos dos Rammstein, sendo usado pelo menos desde 1997.

Casaco em Chamas

coat.gif - 6437 Bytes

Durante a canção “Rammstein”, Till Lindemann apresenta-se em palco usando um casaco de malha de ferro envolto em chamas.

Este é um efeitos pirotécnicos mais emblemáticos dos Rammstein, tendo sido usado desde 1995 até ao fim da Mutter tour em 2002. A partir da Reise Reise tour, esta canção passou a ser acompanhada de outro efeito (descrito em baixo).

Braços com Lança-Chamas

Durante a Reise, Reise tour, Till Lindemann deixou de parte o habitual casaco de chamas habitualmente usado durante a canção “Rammstein” (descrito em cima) e passou a usar lança-chamas presos aos seus braços através de um arnês metálico. Este arnês também suportava as mangueiras que transmitiam combustível aos lança-chamas.

Este aparato foi usado apenas durante a Reise, Reise tour.

Lança Fogo de Artifício nas pernas:

Até 2002, o início da música “Weisses Fleisch” era marcado pela entrada do vocalista Till Lindemann com lança faíscas adaptados às suas botas que eram acompanhados de vários saltos acrobáticos.

Arco Lançando Fogo de Artifício:

No início da música “Du Hast” como da “Du Riechst So Gut”, Till Lindemann aparece com um arco que lança faíscas e que através de um movimento rotativo, estas mesmas faíscas cobrem grande parte da largura do palco.

Útero:

Durante a música “5/4” que servia de introdução à Mutter Tour, 5 membros da banda à excepção de Till Lindemann descem de um útero gigante, vestidos apenas com fraldas.

Plataforma Suspensa:

Durante a canção “Mein Herz Brennt” da Mutter Tour, Till Lindemann aparecia numa plataforma suspensa.

Máscaras Lança-Chamas:

Durante a canção “Feuer Frei!”, vários membros da banda aparecem com lança-chamas colocados na face, ao nível da boca, disparando fogo.

Baquetas com Fogo de Artifício:

drumsticks.gif - 4871 Bytes

Durante a canção “Engel”, Christoph Schneider usa umas baquetas com mini lançadores de fogo de artifício.

Coração Explosivo:

drumsticks.gif - 4871 Bytes

Durante a canção “Mein Herz Brennt”, Till Lindemann retira do teu fato, ao nível do coração, um mini explosivo.

BANG BANG!:

Ao fim da canção “Feuer Frei!” dão-se duas grandes explosões no final, acompanhadas com chamas, ao mesmo tempo que o Till Lindemann canta “Bang Bang!”.

Fumo:

Fumo sai das roupas de Till Lindemann.

Guitarra em Chamas:

Durante o solo da canção “Adios”, a guitarra de Richard Kruspe começava a lançar chamas.

Fetos Dentro de Aquários:

Durante a canção “Mutter”, surgiam alguns aquários no palco contendo falsos fetos lá dentro.

Sangue:

Durante a canção “Sehnsucht”, Till Lindemann bate em si mesmo com o microfone na testa, rebentando um pacote de sangue falso, que escorre pela sua testa abaixo.

Máscaras:

drumsticks.gif - 4871 Bytes

Oliver Riedel utiliza, por vezes, máscaras em palco.

Óculos-Laser:

laser.gif - 4125 Bytes

Durante a canção “Rammstein”, Till Lindemann utiliza uns óculos que apontam um laser para o público.

Chicote:

whip.gif - 8184 Bytes

Durante a canção “Bestrafe Mich” Till Lindemann chicoteia-se a si próprio com um chicote.

Dildo:

dildo.gif - 5440 Bytes

Durante a canção “Bück Dich” Till Lindemann “obriga” Flake a curvar-se e, com um dildo, penetra em Flake. O dildo acaba por depois disparar um líquido que, de acordo com a banda, é um lícor francês chamado “Pernod” misturado com água. Chegou tambem a ser utilizado leite. Durante uma actuação nos Estados Unidos da América, Till Lindemann e Flake chegaram a ser detidos por fazerem esta encenação sadomasoquista em palco.

Navegar na Plateia:

Durante canções como “Seemann”, “Stripped” e “Haifisch”, um dos membros dos Rammstein (normalmente Flake ou Oliver Riedel) navegam em cima da plateia com um barco de borracha.

A Dança do Flake:

flakedance.gif - 7380 Bytes

Durante a canção “Weisses Fleisch”, Flake sai do teclado e começa a correr e a fazer estranhos movimentos, fazendo parecer uma dança esquisita.

Lasers:

6 pequenos OVNIs disparam lasers para iluminar os membros da banda ou a plateia.

Colunas de Vapor:

Durante a canção “Keine Lust”, várias colunas de vapor vão saíndo do palco.

Microfone em Forma de Faca:

Durante a canção “Mein Teil”, Till Lindemann utiliza um microfone com uma faca agregada.

Caldeirão:

Durante a canção “Mein Teil”, Till Lindemann aparece com um caldeirão gigante, com o teclista Flake lá dentro. No final da canção, Till pega fogo ao caldeirão com um lança-chamas.

Mini Bateria:

Durante toda a canção “Los”, Christoph Schneider toca numa mini bateria que é montada a meio do palco.

Teclado com Acordião:

Durante a canção “Reise, Reise”, Flake utiliza um acordião agregado ao seu teclado.

Segway com Teclado:

Durante a canção “Amerika”, Flake anda pelo palco num Segway com um teclado.

Cascata de Fogo de Artifício:

Durante a canção “Ohne Dich”, uma cascata de fogo de artifício cai sobre Till Lindemann.

Parede:

Durante a introdução da canção “Rammlied”, Paul Landers e Richard Kruspe destróem uma parede com picaretas enquanto Till Lindemann a corta com um maçarico.

Bandeira Alemã:

Durante a introdução da canção “Rammlied” nos festivais de Verão da LIFAD Tour, uma bandeira preta cai revelando uma bandeira alemã, que de seguida cai, revelando a banda e o palco/cenário.

LED na Boca:

Durante a canção “Rammlied”, Till Lindemann usa uma luz LED branca, alojada na sua boca.

Chamas Triplas:

Durante a canção “Waidmanns Heil”, chamas triplas saem do chão do palco.

Caçadeira de Fogo de Artifício:

Durante a canção “Waidmanns Heil”, Till Lindemann transporta uma caçadeira que, ao disparar para o céu, lança fogo de artifício.

Bonecas Explosivas:

Durante a canção “Wiener Blut”, várias bonecas com lasers aparecem do tecto, que no final da canção, explodem.

Leiteira/Banheira:

Durante a canção “Ich Tu Dir Weh”, Till Lindemann e Flake simulam uma especie de luta, acabando com Till metendo Flake dentro de uma banheira. Com Flake dentro da banheira, Till pega numa especie de leiteira e sobe por uma plataforma hidráulica que o leva bastante alto. Lá em cima, Till começa a despejar fogo de artifício vindo da leiteira para a banheira onde Flake se encontra, dando-se várias explosões lá dentro. Este efeito tambem foi usado durante as canções “Asche zu Asche” e “Rein Raus”, quando estas foram tocadas na tour, na Alemanha, ao invés de “Ich Tu Dir Weh”, devido a censura.

Passadeira Rolante:

Durante toda a LIFAD Tour, Flake caminha durante bastante tempo numa passadeira rolante.

Depósito de Gasolina:

Durante a canção “Benzin” na LIFAD Tour, Till Lindemann traz para o palco um depósito de gasolina, que ao tirar a pistola, esta dispara fogo. Durante esse efeito, um membro dos roadies da banda, aparece em palco, e Till pega-lhe fogo.

Dildo Gigante:

Durante a canção “Pussy”, Till Lindemann monta-se num dildo gigante, que começa a disparar espuma para a plateia.

Asas Lança-Chamas:

Durante a canção “Engel”, na LIFAD Tour, Till Lindemann aparece com asas que lançam fogo.

Cenário a Destruír-se:

Durante a última música do concerto da LIFAD Tour (“Engel” ou “Ich Will”), o cenário começa a explodir e a deitar vapores, até algumas plataformas desaparecerem.

Ponte entre palcos:

Durante a digressão Made in Germany, uma ponte de grandes dimensões e com um visual industrial e futurista, liga o palco principal e um palco menor que se encontra no meio da plateia.

Palco na Plateia:

Tanto no começo como durante o espectáculo da digressão Made in Germany, a banda usa um palco de dimensões menores que lhe permitia estar mais próxima dos fãs.

Círculo de Chamas:

Nos últimos momentos da música “Wollt Ihr Das Bett In Flammen Sehen?”, durante a digressão Made in Germany, o vocalista Till Lindemann é envolvido num círculo de chamas que são disparadas a alta velocidade.